Idioma

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Pesquisar no blog

Informações do site

Aviso!!! Site abandonado desde 16/11/2011, algumas postagem podem não funcionar

Oi galera vcs estão no invasores (dicas hackers)
Aqui vcs podem aprender a fazer o que quiser , só peço colaboração,comentem o que vcs souberem e os downloads que acharem PRINCIPALMENTE AS DUVIDAS .VLW.

Para fazer doações clique no pagseguro no lado direito da página.
Ainda não tem cadastro no pagseguro então cadastre-se agora mesmo clicando aqui

Acessem nossa comunidade:Invasores (Dicas Hackers)

EM BREVE COM DOMÍNIO PRÓPRIO (.com)

Contato:
Retirado contato

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Apresentando o KDE (K Desktop Environment)


Introdução
O KDE (K Desktop Environment) é um dos mais utilizados ambientes gráficos para Linux e para outros sistemas operacionais baseados no Unix. Por esta razão, este artigo fará uma apresentação de suas principais características e contará um pouco de sua história.
O que é KDE
Em primeiro lugar, o KDE pode ser considerado um ambiente gráfico, isto é, um recurso que permite a visualização de imagens, vídeos, animações, etc e a interação com essas características através de mouse, teclado e outros. Vale frisar que os ambientes gráficos precisam executar sobre sistemas gráficos, sendo o Xfree86 e o X.Org os mais conhecidos.
Em segundo lugar, o KDE pode ser tido como um gerenciador de janelas (window managers), ou seja, uma ferramenta que determina o tamanho e o formato de janelas, botões, ícones, entre outros.
Konqi, mascote do KDEEm terceiro lugar, o KDE pode ser considerado um ambiente de desktop, pois além de dar sentido à parte gráfica do sistema operacional, também oferece aplicativos muito interessantes, como o editor de texto KWord (integrante do KOffice), o navegador de internet Konqueror, o leitor de arquivos em PDF KPDF, etc.
Em relação ao quesito "visual", o KDE é um dos mais bonitos. Isso porque permite o uso e a criação de temas dos mais variados tipos, possibilita a utilização de efeitos gráficos e conta com gente muito criativa para isso. Os usuários encontram em sites como o KDE-Look.org centenas de combinações gráficas disponíveis. Aliando isso à possibilidade dos usuários contarem com vários itens de personalização, é difícil encontrar desktops com KDE exatamente iguais.
O principal "concorrente" do KDE é o GNOME, analisado nesta página. Ambos exigem bons recursos de hardware para uma execução plena de tudo o que oferecem. Por isso, computadores antigos podem contar com gerenciadores de janelas mais simples, como o BlackBoxEnlightenmentFluxBoxWindow Maker e Blanes, os mais conhecidos aqui no InfoWester. Muitos deles permitem a execução de aplicativos desenvolvidos para o KDE e para o GNOME.
Características do KDE
O KDE foi desenvolvido com base no Qt, uma biblioteca para o desenvolvimento de aplicações gráficas pertencente à empresa Trolltech. Isso não significa que é necessário pagar pelo uso do KDE, já que o Qt é gratuito para projetos de código-fonte aberto.
Em relação às características funcionais, o KDE é excelente! A começar por uma barra no desktop que dá acesso aos principais programas e recursos do sistema operacional. Usuários do Windows podem entender essa barra como sendo semelhante ao botão Iniciar. Essa barra também conta com ícones de acesso aos aplicativos mais usados (o usuário pode escolher quais), pode ter tamanho e posição diferentes do padrão, assim como pode ter visual e cores alterados facilmente (ao contrário do que ocorre com o seu equivalente no Windows, muito limitado neste aspecto). E, como não poderia deixar de ser, essa barra também pode exibir a data e hora atual.
Imagem do desktop do KDEDesktop KDE
Para customizar o KDE e parte do sistema operacional, os usuários contam com o Centro de Controle KDE. Por ele é possível, por exemplo, configurar a aparência e aplicar temas, acessar recursos de energia (útil para quem usa laptops), alterar o desktop (Área de Trabalho) e mudar opções de idioma ou localização. Ao acessar qualquer dos itens disponíveis, suas opções são mostradas numa área maior localizada à direita. A organização do Centro de Controle KDE é muito bem feita, de forma que até os usuários mais leigos consigam personalizar o sistema à gosto.
Um outro recurso do KDE que merece destaque é o navegador Konqueror. Como ele é integrado ao KDE, o navegador consegue executar vídeo, áudio e outras aplicações disponíveis na Web sem maiores complicações. Assim como acontece com os browsers Firefox e Opera, o Konqueror também possui navegação por abas, permitindo que em uma mesma janela haja várias páginas abertas.
O Konqueror também pode ser usado como gerenciador de arquivos, isto é, permite acesso organizado a pastas e arquivos do usuário, exibindo, por exemplo, miniaturas de figuras e trechos de arquivos de texto. Nesta função, o Konqueror também oferece opções de busca, arrastar e soltar arquivos, entre outros.
KonquerorKonqueror
Como não poderia deixar de ser, o KDE também permite multi-desktops, uma característica clássica do Linux. Por meio dela é possível acessar mais de uma área de trabalho no sistema, alternando-se entre elas através de botões na barra do KDE. Assim, em uma área é possível deixar abertos softwares de edição de áudio, em outra páginas e arquivos uma pesquisa acadêmica, em uma terceira planilhas do trabalho, e assim por diante.
Por fim, os já citados aplicativos para o KDE chamam a atenção por sua quantidade. Há softwares para os mais diversos fins:
- pacote de escritório KOffice, com editor de textos, planilhas, manipulador de imagens, etc;
- cliente de e-mail Kmail;
- leitor de RSS aKregator;
- tocador de áudio amaroK, capaz de indexar uma lista de reprodução a banco de dados, como o MySQL;
- jogo de golf Kolf;
- organizador de fotos digiKam, capaz inclusive de capturar imagens de câmeras digitais conectadas ao sistema;
- KLatin, ferramenta para auxiliar estudantes de latim (sim, até isso o KDE tem!);
- sistema de impressão KDEPrint, que permite, entre outros, gerenciar impressoras em rede;
- software de mensagens instantâneas Kopete, compatível com MSN Messenger (Windows Live Messenger), ICQ, AIM, Yahoo! Messenger, Jabber (usado pelo Google Talk) e até com canais de IRC (Internet Relay Chat);
- programa de backup (cópia de segurança) Keep;
- cliente para BitTorent KTorrent.
KSpreadPlanilha KSpread
Esses são apenas alguns exemplos. A quantidade de aplicativos para o KDE é enorme, em parte por causa do KDevelop, abordado a seguir.
KDevelop
O KDevelop é um interessante ambiente de desenvolvimento integrado (IDE - Integrated Development Environment) para o KDE, embora permita a criação de software para outros ambientes. Por meio dele é possível desenvolver software usando recursos visuais para as mais diversas aplicações.
A versão testada pelo InfoWester, a 3.2, é compatível com uma série de linguagens, como C/C++, Java, Python, Perl, Pascal, Ruby, Fortran e até instruções em SQL. No entanto, vale frisar que o KDevelop não possui compilador, usando quase sempre o GCC (GNU Compiler Collection) para isso.
Para saber mais sobre o KDevelop, visite seu site oficial.
Breve história do KDE
O projeto KDE surgiu em outubro de 1996 por iniciativa de Matthias Ettrich, programador alemão e usuário de Unix insatisfeito com suas interfaces. Por ter interesse em uma interface gráfica com mais recursos, deu início aos trabalhos junto a um grupo de desenvolvedores e, no ano seguinte (1997), surgiu a versão 1.0 do KDE, que contava com uma barra de tarefas, um gerenciador de arquivos (o Kfm) e uma série de aplicativos.
A versão 2.0 do KDE, lançada em 1999, trouxe como principais novidades o Konqueror, mais aplicativos e o fato mais curioso: o KDE havia sido totalmente reescrito.
SuperKaramba
O SuperKaramba é uma ferramenta para o uso de applets (pequenos aplicativos) para os mais diversos fins: monitoração dos recursos do computador, informativo sobre previsão do tempo, relógio, notas, calendários, etc.
O interessante no SuperKaramba é que a ferramenta separa conjuntos de funcionalidades por temas. Um tema muito conhecido é o TDE (The Desktop Enhancements), que informa o espaço disponível no HD, oferece um aplicativo de anotações, mostra os usuários ativos, exibe o status das conexões de rede, entre outros.
SuperKarambaSuperKaramba - tema TDE
Temas para o SuperKaramba podem ser encontrados no item Karamba do KDE-Look.org. O download do programa pode ser feito aqui.
KDM
Assim como o GNOME com o GDM, o KDE também possui um gerenciador de telas, o KDM (KDE Display Manager). Esse tipo de software permite que o usuário escolha, na tela de login, qualquer gerenciador de janelas para usar. Assim, se Fulano gosta do Window Maker, basta optar por ele no menu apropriado ao se logar. Se o irmão de Beltrano prefere o KDE, o procedimento é o mesmo.
O KDM também serve como interface gráfica de login. Assim, uma empresa pode colocar seu logotipo na tela que pede nome de usuário e senha, por exemplo.
Finalizando
Procura um bom motivo para usar Linux? O KDE, por si só, é uma excelente razão. Além de bonito, personalizável, fácil de usar e rico em aplicativos, esse ambiente de desktop conta com o apoio de muitos usuários dispostos a esclarecer dúvidas por meio de listas e fóruns de discussão.
A versão do KDE usada pelo InfoWester é a 3.5.2 e sua licença de uso é a GPL, que permite o uso em mais de um computador, custo zero de aquisição e acesso ao código-fonte.
O KDE está incluído em várias distribuições, por isso consulte o site ou a documentação de seu sistema, se não encontrá-lo em seu sistema operacional. Se preferir, visite este link para baixá-lo e para obter instruções sobre como instalá-lo.
Para mais informações, visite o site oficial do KDE. Bom proveito!
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 01/08/2006 - Atualizado em 01/08/2006

0 comentários:

Postar um comentário